sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Superstições e Resoluções

Ano que finda, vida que segue! Desde os meus tempos infantes que admiro com certa estranheza os rituais de final de ano, com toda sua esperança agregada, me perguntando "porque diabos todos acreditam que começando um novo ano há maiores esperanças de mudança do que no ano que se passou?!"
Uma vez que mudanças dependem, na maioria das vezes, de nosso próprio esforço, porque deixar para começar esse movimento somente na virada do ano?! Por que as pessoas tendem a acreditar que as cores com as quais passarão o mero momento cronológico em que o calendário muda vai de alguma forma trazer esperança, dinheiro ou até mesmo amor! Ou que sete uvas ou sete ondas vão realizar desejos ou trazer sorte!
Reconheço que todos precisam de incentivos para iniciar mudanças e que o início de um ano pode (e com certeza é) o começo de um novo ciclo, logo pode marcar o fim de velhos hábitos e renovação de velhas esperanças. Entretanto a mudança de ano pouco altera fisicamente o espaço em que vivemos, e velhas (ou novas) superstições pouco podem ajudar na força de vontade que necessitamos para manter as promessas e resoluções de final de ano!
Portanto, nesse ano que começa mantenho meu foco e meus objetivos, mantenho meu esforço e minha dedicação. Já para as coisas (ou melhor a coisa) que depende mais do acaso eu uso um vermelho na virada que é pra ver se dá certo! Vai que rola!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário